domingo, 3 de abril de 2011

7 ano - ORIENTAÇÕES PARA O SIMULADO

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA O SIMULADO
*A partir da década de 70, a população brasileira tornou-se predominantemente urbana. Dentre outros fatores, contribuiu para essa realidade o deslocamento da mão-de-obra rural para as cidades, em virtude da modernização da agropecuária.
*No Brasil, que vive num sistema econômico capitalista, a principal causa das migrações populacionais está associada à procura de uma melhor alternativa de vida.
*Em geral, o migrante reluta antes de optar pela saída de seu lugar de origem. Não é diante das primeiras dificuldades que ‘arruma as malas e vai embora’. Tenta, primeiro, manter-se naquele lugar que lhe é familiar, até ser irremediavelmente expulso
Em geral, no Nordeste brasileiro, o principal fator de expulsão dos migrantes têm sido os aspectos socioeconômicos, como a fome e a miséria.
*Os movimentos migratórios que ocorrem quando pessoas se deslocam da zona rural para a zona urbana, chamados de migração campo-cidade, acontecem em todos os países do mundo. Porém, é nos países em desenvolvimento que esse problema ocorre de forma mais séria e contundente. Como causas das migrações campo-cidade
# O baixo nível de vida, falta de escolas e assistência médico-hospitalar insuficiente.
# Os poucos recursos técnicos dos agricultores que não sabendo ou não podendo vencer determinados desafios, como as secas, por exemplo, acabam abandonando suas terras e dirigindo-se para a cidade.
# A instalação de empresas agropecuárias no campo que substituem grande parte da mão-de-obra humana pelas máquinas.
# A “atração” exercida pelas cidades, traduzida para as pessoas como melhores condições de vida, melhores oportunidades e chances para “vencer na vida”.
* A população brasileira reduziu, de forma significativa, os movimentos migratórios inter-regionais e extraregionais, apresenta, nestas últimas décadas, redução da taxa de fertilidade. NÃO TEM conseguido aumentado a esperança de vida, caracteriza-se pelo forte crescimento vegetativo e Apresenta taxas de mortalidade infantil diferenciadas de acordo com a região, pois no Nordeste a mortalidade é muito maior do que na região sul, por exemplo.
*As migrações internas no Brasil durante a década de 90.
# Diminuiu o movimento migratório em direção ao Sudeste.
#De modo geral, as metrópoles cresceram menos que os municípios de médio e pequeno porte.
*"Brasiguaios" é como são chamados os brasileiros, e seus descendentes, estabelecidos na República do Paraguai. Eles imigraram e se instalaram em áreas próximas à fronteira brasileira, na época da construção da Hidroelétrica de Itaipu.
Como o megaprojeto exigiu a desapropriação de terras, muitos agricultores do Estado do Paraná foram desalojados. As baixas indenizações recebidas empurraram esses colonos paranaenses para o território paraguaio, atraídos pelo preço das terras no país vizinho e pela revogação, na ocasião, da lei paraguaia que impedia a venda para estrangeiros das terras próximas às fronteiras.

Os brasiguaios, que na sua maioria têm descendência européia, num período de 30 a 40 anos, se multiplicaram e prosperaram em solo paraguaio, trazendo crescimento econômico para o país, especialmente na agricultura, com a plantação de soja. O Paraguai se tornou um dos principais exportadores mundiais do produto.

Fora a agricultura, que é a atividade econômica mais importante do país, a economia paraguaia é pobre e bastante dependente dos comerciantes dos países vizinhos (como os sacoleiros brasileiros) que vão à região comprar produtos como cigarros e eletrônicos por preço mais barato, mas de origem duvidosa. Boa parte da população vive da economia informal, já que a industrialização se limita a produtos agrícolas, florestais e alguns bens de consumo.

Uma fonte importante de divisas vem das hidrelétricas de Itaipu e Yacyreta, pois os excedentes da energia não utilizada pelo Paraguai são adquiridos pelo Brasil e pela Argentina.

Nenhum comentário: