segunda-feira, 4 de abril de 2011

9 ano ORIENTAÇÕES PARA O SIMULADO

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA O SIMULADO

Os rios desempenham um papel fundamental na Alemanha, não só na economia, como também na própria história do país.
O maior rio da Alemanha é o Reno, com seus grandes afluentes Meno, Mosela, Neckar e Ruhr. Outras vias fluviais importantes são Elba, Danúbio, Spree, Weser, Oder e Neisse. Todos são regulares e constituem importantes vias de transporte. Em torno do Reno e de seus afluentes, desenvolveram-se grandes centros urbanos, núcleos industriais, zonas agrícolas, vinícolas e minas. O Elba, o Weser, o Ems e o Reno desaguam no Mar do Norte.
O rio Reno nasce no maciço de São Gotardo, nos Alpes suíços, e atravessa o Lago de Constança, no sul do país. Seu curso marca a fronteira da Alemanha com a Suíça e com a França. Em território alemão, o Reno passa por Speyer, Mannheim, Mainz, Bonn, Colônia e Düsseldorf, desembocando no litoral holandês do Mar do Norte.



A União Européia é um bloco político e econômico formado pela maioria dos países da Europa Continental e o Reino Unido. Ao todo são 27 países membros (em 2007): Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Incluindo os territórios ultramarinos e possessões dos países membros em outras partes do mundo, como, por exemplo: a Guina Francesa, as Ilhas Canárias, Madeira, Açores e Martinica.



O clima Mediterrâneo possui as seguintes características:
- O clima no inverno é moderado e o verão muito quente (entre 20 e 25ºC) e seco;
- O índice pluviométrico (de chuvas) é considerado moderado, pois fica entre 500 e 1.000 mm por ano. As chuvas ocorrem de forma intensa e em maior quantidade no outono e inverno, mesmo com temperaturas baixas.

O clima Temperado possui as seguintes características:

- Nas áreas de clima temperado, os verões costumam ser moderados e os invernos frios;

- O índice pluviométrico (quantidade de chuvas) varia entre 1.500 mm e 2.000 mm (média anual);
- Na época do inverno, a umidade relativa do ar fica em torno de 80%. Já no verão ela aumenta para cerca de 90%.
- No período do inverno, a média de temperatura fica em torno de -2°C. No verão, a média sober para 15°C.
- O clima temperato pode ser subdivido, de acordo com a região em que atua. Desta forma tempos o temperado mediterrânico (Roma, Lisboa, Madri, Santiago do Chile), sutropical úmido (Curitiba, Porto Alegre, Houston), temperado marítimo (Prince Rupert, Limoges, Açores), temperado subártico (Punta Arenas, Monte Dinero), temperado continental (Moscou e Chicago).



Ao longo de toda extensão territorial do continente Europeu é possível identificar diversos tipos de cobertura vegetal, desse modo podemos destacar as principais:

Tundra: ocorre em áreas de clima ártico ou subpolar.
Floresta boreal ou coníferas: se apresentam nas regiões ao sul do continente.

Floresta temperada: é encontrada ao sul da floresta boreal.

Estepes: ao sul da floresta temperada.

Vegetação mediterrânea: ocorre em toda extensão sul da Europa

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (muito alto desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). O Indicador de Desenvolvimento Humano é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento, levando em conta as seguintes condições sociais da população:saúde, renda e educação


Conceitualmente, a desindustrialização significa a diminuição da participação do setor industrial na formação do conjunto de riquezas de um país. Mais conhecido como PIB - Produto Interno Bruto. Apurado num determinado período de tempo.
No caso brasileiro, em 2010 o processo eleitoral encarregou-se de colocar à margem, o tema da desindustrialização. Apesar da denúncia da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, estado que é a locomotiva do Brasil. A disputa pelo voto abafou o combate ao processo da desindustrialização que se instalou na nossa economia. NA Europa Ocorre um intenso processo de desindustrialização, ou seja, a migração de trabalhadores do setor secundário para o setor terciário e neste setor a oferta é pequena.





O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha, isto ocorre em função do declínio da taxa de natalidade porque cada vez mais as mulheres fazem a opção de trabalharem fora e pelo fato da alta qualidade de vida da população européia.

Nenhum comentário: