domingo, 3 de abril de 2011

6 ano - ORIENTAÇÕES PARA O SIMULADO

O QUE VOCÊ PRECISA LEMBRAR NA HORA DO SIMULADO

*Tremores ou mesmo terremotos podem ocorrer em qualquer ponto da crosta terrestre, até mesmo nas áreas continentais consideradas estáveis. No Brasil, por exemplo, já aconteceram alguns terrremotos de baixa magnitude.
*Terremotos estão associados a ajustamentos e interações no processo de manutençã0 do equilíbrio tectônico das placas que formam a crosta terrestre.
*Os terremotos também são chamados de abalos sísmicos e os abalos sísmicos ocorrem principalmente por tectonismo, ou seja, em decorrência de desabamentos ou movimentaçãode placas.
*Os abalos sísmicos (terremotos) ocorrem principalmente por tectonismo, ou seja, deslocamentos das placas tectônicas que colidem, gerando uma forte concentração de energia que se dissipa na forma de ondas sísmicas.
* Os sismos, tremores de terra ou terremotos (sismos catastróficos) constituem um fenômeno geológico que sempre aterrorizou as populações que vivem em determinadas zonas da Terra.
*O território brasileiro é de formação geológica antiga e está localizado na porção central da placa tectônica sul-americana, então só acontecem terremotos bem leves.
*A dorsal meso-atlântica faz parte da do sistema global de dorsais oceânicas, e como é o caso de todas as dorsais oceânicas, crê-se que a sua formação fique a dever-se a um limite divergente entre placas tectónicas: a placa Norte-americana e a placa Euroasiática, no Atlântico Norte e a placa Sul-americana e a placa Africana no Atlântico Sul. Estas placas encontram-se em movimento e por isso o Atlântico encontra-se em expansão ao longo desta dorsal, ao ritmo de 2 a 10 cm por ano.
*No Japão, em conseqüência de uma “tsunami”, isto é, de uma onda gigante com mais de l0m de altura. Em 1992, outra “tsunami” arrasou parte do litoral pacífico da Nicarágua. Em 1998, o fenômeno se repetiu em Papua- Nova Guiné. Essas três ocorrências têm, em comum, o fato de se haverem dado em regiões do “Círculo de Fogo do Pacífico”, onde a forte atividade sísmica, que leva à formação dessas ondas, está diretamente relacionada à convergência de placas tectônicas
* A crosta terrestre é também chamada de litosfera, formada por grandes placas tectonicas que se movimentam porque no estrato geográfico terrestre nada é estático, tudo é dinâmico. Esse dinamismo é diferente em cada um dos planos: o biótico (animais e vegetais) e o abiótico (terra, ar e água).
*urânio e tório são exemplos de minerais radioativos.
*As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra
*As rochas sedimentares são o produto de uma cadeia de processos que ocorrem na superfície do planeta e se iniciam pelo intemperismo das rochas expostas à atmosfera.
*As rochas sedimentares, como está explícito na sua própria denominação, são formadas a partir da deposição de sedimentos (detritos ou partículas), ou seja, se formam através do processo inicial de intemperismo seguindo-se a erosão, transporte e finalmente a deposição, onde o sedimento acumulado se transforma em rocha sedimentar.
*O acúmulo de sedimentos em diferentes locais dá origem a diferentes tipos de rochas, como o arenito, o calcário, o conglomerado etc.
*Os gêiseres são fontes de águas aquecidas por camadas de rochas mais profundas, de natureza vulcânica, apresentando, periodicamente, erupções. Na Islândia, o calor produzido pelos gêiseres é aproveitado para o aquecimento de estufas — onde são cultivados até produtos tropicais — e também para o aquecimento doméstico. A água dos gêiseres é lançada em jatos, a metros de altura, devido à grande diferença de pressão, que eleva o ponto de ebulição, e ao grande aquecimento provocado magma.

Nenhum comentário: