quinta-feira, 12 de maio de 2011

GABARITO OBA

1-Observe a imagem a seguir, em seguida responda às questões:



1 - Mercúrio: incapaz de reter atmosfera, ele é avermelhado por causa de sua composição ferruginosa;
2 - Vênus: a atmosfera composta principalmente de dióxido de carbono com um pouco de enxofre dá o tom alaranjado;
3 - Terra: o azul da atmosfera é resultado da reflexão dos raios solares nas moléculas de oxigênio e nitrogênio;
4 - Marte: a atmosfera é rala, mas o planeta tem uma cor entre ocre e rosa por causa das areias ferrugentas levantadas por violentas tempestades globais;
5 - Júpiter: o planeta tem uma atmosfera gigantesca, composta de nuvens marrons com matizes de amarelo e vermelho por causa da manipulação de imagem. Serve para realçar os detalhes;
6 - Saturno: as cores são parecidas com as de Júpiter, provavelmente porque a composição da atmosfera do planeta é semelhante. Mas as tonalidades são muito mais desbotadas;
7 - Urano: a atmosfera de hidrogênio, hélio e traços de metano dá ao planeta uma aparência azul-esverdeada;
8 Netuno: como em Urano, o metano da atmosfera absorve as cores e só deixa passar o azul e o verde;

a) Qual é o planeta que não faz mais parte do Sistema Solar? Justifique.
ENTENDA E ELABORE SUA RESPOSTA:
A definição de planeta vigente era: “Corpo celeste compacto, sem luz própria, relativamente frio, que gira em torno de uma estrela em órbita quase sempre elíptica. São nove os planetas que giram em torno do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.” (Fonte: MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. In: Dicionário enciclopédico de astronomia e astronáutica. [Rio de Janeiro]:[Editora Nova Fronteiral],[1987].)
Conforme anunciou a União Astronômica Internacional (UAI), esse conceito acaba de cair por terra. Em decisão tomada na 26ª assembléia geral dessa instituição, em Praga, na República Tcheca, ficou estabelecido que o Sistema Solar agora tem apenas OITO planetas – PLUTÃO não se enquadra nessa categoria. A reunião envolveu mais de 2.500 especialistas de 75 países, que concluíram que, por não ser o objeto dominante em sua vizinhança, Plutão não deve ser considerado um dos principais astros do Sistema Solar, mas um “planeta-anão”.
De acordo com a nova resolução, um planeta é um corpo celeste que:
- orbita em torno do Sol.
- tem massa suficientemente grande a ponto de uma gravidade superar suas forças internas de resistência e o manter em equilíbrio hidrostático, o que lhe dá uma forma esférica.
- é o objeto dominante na vizinhança de sua órbita.
- não é um satélite.

Plutão não se enquadra nessa definição porque o objeto dominante na vizinhança de sua órbita é Netuno. Ele passa agora à nova categoria de planeta-anão, bem como Ceres e 2003UB313, que está sendo chamado provisoriamente de Xena. Além disso, Plutão é o protótipo de uma nova categoria de objetos transnetunianos (isto é, que se encontram além de Netuno), que será chamada de “objetos plutonianos”. Um planeta-anão é um corpo celeste que orbita em torno do Sol, tem massa suficiente para que a gravidade o mantenha em equilíbrio hidrostático e não é o objeto dominante na vizinhança de sua órbita nem um satélite.

Todos os demais objetos que orbitam em torno do Sol são chamados de “pequenos corpos do Sistema Solar”.

Além disso, UAI resolveu acrescentar o termo clássico à palavra planeta.
Dessa forma, os planetas clássicos são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Por Sandro Ferreira.


b) Qual é o maior planeta do Sistema Solar?
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar


c) Qual é o planeta mais próximo do Sol?
O planeta que fica mais perto do Sol chama-se Mercúrio. Está 3 vezes mais perto do Sol do que a Terra.

2- No seu caderno, faça um desenho colorido do Sistema Solar.

3- A imagem abaixo nos apresenta a famosa e sempre atual “Politica dos três R’s”: Reduzir; Reutilizar; e Reciclar. Pois bem, nesta politica, reciclar é o ultimo passo. Antes disso, há que reduzir e reutilizar. Pense e escreva num exemplo prático para cada “R” REDUZIR:

Reduzir

A melhor solução é reduzir o lixo que produzimos em primeiro lugar. Por exemplo, só devemos comprar produtos que não venham com muita embalagem e de que realmente precisemos.
Pense cuidadosamente sobre que tipos de materiais são usados nas coisas que compramos. Uma vez que se tornam lixo, eles podem levar muito tempo para se decomporem.
Plásticos Há quase 50 tipos de plásticos comumente usados para tudo, desde recipientes de suco de frutas e sacolas de plástico até janelas e portas. Muitos plásticos são fortes e duráveis. Eles não se decompõem ou se dissolvem. Além disso, a fabricação do plástico consome muita energia. Muitos produtos plásticos não podem ser reutilizados. Assim, nós os jogamos fora. O problema com o lixo plástico é que ele se transforma em produtos venenosos. Por exemplo, o vinil, usado para fazer garrafas, peças de carro e canetas, polui o solo, se for enterrado, e libera substâncias venenosas no ar, se for queimado. Devemos tentar reduzir a quantidade de plástico que usamos. Entretanto, os plásticos podem ser reciclados para fazer pentes de cabelo, lajes para piso e roupas de poliéster.
Reutilizar

As pessoas são freqüentemente muito imaginativas ao reutilizarem os objetos, ao invés de jogá-los fora. Por exemplo, podemos amassar as latas de alumínio vazias e usá-las como chapa de metal. Podemos fazer móveis com sobras de madeira e usar vidros bem lavados para guardar alimentos e materiais de carpintaria e de escritório. Nas páginas 8–9 desta edição da Passo a Passo, são dados mais exemplos.
Reciclar
Se objetos como garrafas de vidro, latas de metal e de estanho, jornais e plásticos não puderem ser reutilizados, talvez seja possível reciclá-los. Por exemplo, o vidro é lavado em fábricas especiais, quebrado em pedacinhos e, então, derretido para fazer vidro “novo”, pronto para a fabricação de alguma outra coisa. Alguns países têm fábricas que reciclam estes materiais.


4- Observe as imagens, em seguida assinale as opções com V ou F:



a) ( v ) Fase: de um objeto astronômico corresponde ao aspecto que apresenta um astro sem luz própria, planeta ou satélite, de acordo com as condições de iluminação solar vistas de um ponto qualquer de observação, por exemplo da Terra ou de uma nave espacial.
b) ( v ) A Lua Cheia corresponde a um círculo completo e somente o contorno marcado para indicar a face iluminada, ao passo que a Lua Nova tem o círculo inteiramente pintado de preto.
c) ( v ) Sabemos que a Terra gira ao redor da Lua em uma órbita elíptica. Com esse conhecimento, vamos exemplificar algumas posições da Lua no decorrer do Mês Lunar.
d) ( V )Voltando para A , considerando a Lua na posição A, quem estiver do lado iluminado da Terra, ou seja, de dia, não consegue ver a Lua, vendo apenas o Sol (para poder vê-la teria que olhar através do chão!!!). Já quem está do lado escuro da Terra, ou seja, de noite, consegue ver a Lua. Essa pessoa verá a face da Lua totalmente iluminada. Nesse ponto, nós estamos na fase de "Lua Cheia" para o observador A.
e) ( V ) O aspecto da lua se modifica diariamente. Mas isso se deve tão somente a posição relativa da Lua, Terra e Sol. A cada dia o Sol ilumina a Lua sob um ângulo diferente, à medida que ela se desloca em torno da Terra.
f) ( F ) A fase da lua chamada de Lua Cheia só pode ser visível ao observador na Terra por um curto tempo, ou seja, apenas 45 minutos.

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